Logo Grof

Histórico / Introdução

Stanislav e Christina Grof
Christina e Stanislav Grof, Cary e Tav Spakrs
Carmen Maciel, Stanislav Grof, Álvaro Jardim e Tav Sparks
Álvaro Jardim, Diana Medina, Tav Sparks e Lynda Griebenow
Álvaro e Dora Jardim

Histórico

O Grof Transpersonal Training (GTT) é um treinamento internacional, desenvolvido, estruturado e conduzido mundialmente por Stanislav Grof e Christina Grof que, a partir de 1987, facilitaram sessões de respiração holotrópica para mais de 25.000 pessoas até 1994, quando Christina Grof resolveu se afastar para se dedicar a dar palestras e a escrever (Kylea Taylor, 1994). No Brasil, a coordenação do GTT foi estruturada e liderada, inicialmente, a partir de 1995, por Doucy Douek, psicóloga e terapeuta transpessoal, que conduziu o treinamento e formou, com a supervisão e direção de Stanislav Grof, a primeira turma de facilitadores em setembro de 1997, em São Paulo, da qual participaram Álvaro Jardim, Carmen Maciel e mais 26 participantes. Em 1998/1999, Stan Grof se retirou da liderança mundial do treinamento passando-a para Tav Sparks e Cary Sparks, atuais diretores e proprietários do GTT Mundial.

Em 1998, Álvaro Jardim e Carmen Maciel participaram do Treinamento Avançado do Grof Transpersonal Training, liderado por Tav Sparks, Diane Haug e Kylea Taylor, que ocorreu no Conscious Wave Conference Center, em Palden, no Arizona. Ao retornarem do treinamento avançado, atenderam o convite de Stan Grof e Tav Sparks para co-coordenarem o GTT no Brasil. Em fevereiro de 1999 coordenaram o módulo "O Jogo Cósmico: Fronteiras da Consciência Humana", ministrados por Stan Grof e Tav Sparks, no Serro Park Hotel, Município de Guapó, GO, que passou a ser o local de realização dos módulos no Brasil. Os novos coordenadores trouxeram ainda Tav Sparks e Jill Moore ao Brasil, em julho e agosto de 1999, para ministrarem mais dois módulos "A Prática da Respiração Holotrópica - Parte A (Bodywork)" e "A Prática da Respiração Holotrópica - Parte B (Música).” No período de 22 a 27 de Setembro de 2000”, Stan Grof e Tav Sparks vieram para ministrar "A Arquitetura da Psicopatologia.”

A partir de 2001, em comum acordo, Álvaro Jardim e Carmen Maciel resolveram não mais coordenarem o GTT no Brasil, devido à séria crise financeira no Brasil. Em maio de 2007, Tav Sparks convidou Álvaro Jardim para participar como facilitador do GTT em Taos Sky Valley e lá foram acertados os termos para que Álvaro Jardim viesse a ser o diretor e proprietário do programa do GTT no Brasil.

Em março de 2008 foi iniciada uma nova fase de treinamento no Espaço Natureza Arco-Íris, no Município de São Roque, SP, Brasil, com dois módulos, “A Força Interior: A Prática da Respiração Holotrópica (A, Trabalho Corporal)" e "Música e Transcendência: A Prática da Respiração Holotrópica (B),” liderados por Tav Sparks e Álvaro Jardim. Nesses módulos, Dora Jardim foi certificada sobre a supervisão e direção de Tav Sparks.

A partir de Junho de 2009, Dora e Álvaro Jardim se tornaram proprietários do programa de certificação do GTT Brasil e realizaram mais dois módulos, “Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações” e “A busca espiritual, apego e vício”, com Tav Sparks e Álvaro Jardim.

De 25 a 30 de Janeiro de 2010, Dora Jardim passou a liderar os módulos com Álvaro Jardim e ministraram "A força interior: a prática da respiração holotrópica (A, trabalho corporal)". Em setembro de 2010, foram realizados mais dois módulos, "Nos braços do dragão: criando nossa ioga holotrópica individual diária” e "Psicopatologia e a perspectiva holotrópica,” com Tav Sparks, Álvaro Jardim e Dora Jardim.

Em abril de 2011, foram realizados dois novos módulos, "Vivendo com a morte” e "A experiência psicodélica: promessas e perigos,” com Diane Haug, Álvaro Jardim e Dora Jardim. De 16 a 21 de abril de 2012, Álvaro Jardim e Dora Jardim lideraram o módulo "Música e Transcendência: A Prática da Respiração Holotrópica (B).” E de 01 a 06 de outubro, Tav Sparks veio ao Brasil para liderar com Álvaro Jardim e Dora Jardim o módulo “Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações.”

No período de 22 a 27 de abril de 2013, Diane Haug retornou ao Espaço Natureza Arco-Íris, no Município de São Roque, SP, Brasil, para ministrar o módulo “Xamanismo: uma exploração da sabedoria tradicional” juntamente com Álvaro Jardim e Dora Jardim. Em maio de 2014, Álvaro Jardim e Dora Jardim deram o módulo “A Força Interior: A Prática da Respiração Holotrópica (A, Trabalho Corporal)” e em novembro de 2014 realizaram o módulo "O paradigma holotrópico: a psique, o curador interno e o mover-se em direção ao todo”. Em abril de 2015 tivemos a presença de Stanislav Grof no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo, SP, ministrando dois seminários, de dois dias, cada denominados "Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência” e "Visão da Pesquisa Moderna da Consciência sobre Arte, Sexualidade, Ganância e Violência Humana”, com tradução de Karin Grunwald. Os participantes desses seminários puderam transformá-los em módulos do GTT ao participarem de oficinas de respiração holotrópica de quatro dias cada em datas subsequentes, junho, agosto e novembro de 2015.

Introdução

O GTT oferece oficinas e certificados em Respiração Holotrópica. Nossas oficinas de seis dias (módulos) são planejados para aqueles que desejam se tornar facilitadores certificados em Respiração Holotrópica ou terem um certificado educativo e também para os que não pretendem se certificar, mas que gostariam de experienciar a Respiração Holotrópica em uma oficina mais intensa, combinada com tópicos interessantes. Também é uma oportunidade valiosa para profissionais, como terapeutas, educadores e estudiosos, que desejam se aprimorar. O programa de certificação tem mais de 600 horas de duração e leva no mínimo dois anos, apesar de não haver limite de tempo para sua conclusão. Entre os requisitos estão sete módulos de seis dias, um intensivo de duas semanas de fechamento do curso, entrevistas individuais, participações em oficinas, e trabalhos como aprendiz. Além disso, aqueles que concluem o programa concordam em seguir uma série de princípios e orientações éticas da Respiração Holotrópica.

Cada módulo de seis dias é dedicado a um tema prático e/ou teórico específico e conta com sessões de Respiração Holotrópica, juntamente com práticas experienciais complementares, como meditação, dança, arte, filme, tempo ao ar livre e rituais. Alguns exemplos dos temas dos módulos: "A força interior”; "A Prática da Respiração Holotrópica”; "Música e Transcendência”; "Nova compreensão de distúrbios emocionais e psicossomáticos”; “Emergência Espiritual”; "Abordagem transpessoal ao alcoolismo e ao vício”; "Dimensões psicológicas, filosóficas e espirituais da morte e do morrer”; "Psique e Eros”; "O Jogo cósmico”; "Relembrança Extática”; “Xamanismo”; "Movie Yoga”; e "O poder do arquétipo”.

Sobre os módulos podemos afirmar que é possível participar de qualquer oficina do GTT sem se comprometer em concluir todo o treinamento ou em se tornar um facilitador certificado ou, ainda, completar uma formação educativa. Os participantes não precisam ter experiência prévia com a Respiração Holotrópica. O período mais longo de seis dias é uma oportunidade para um trabalho pessoal mais completo e profundo. A arte, a música, a integração e o convívio em comunidade são partes importantes dos módulos. Pode-se conhecer pessoas dos mais diversos lugares do mundo, que compartilham os mesmos interesses de explorar os domínios mais profundos da psique, a psicologia transpessoal e a perspectiva holotrópica. As horas de educação continuada estão disponíveis para facilitadores e assistentes sociais da Califórnia e Estados próximos. Todos os anos, os módulos do GTT ocorrem em diversos países do mundo. Já foram realizados em diversas regiões dos Estados Unidos e na Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Chile, Dinamarca, Espanha, Itália, México, Noruega, Reino Unido, Rússia, Suécia e Suiça. Para uma lista atual dos locais de treinamento, assim como datas e temas dos módulos, ou para uma descrição completa do treinamento, acesse o site www.holotropic.com, envie um e-mail para gtt@holotropic.com ou gtt@holotropicuk.co.uk ou telefone para (EUA): (415) 383-8779. Sobre o GTT Brasil acesse www.aljardim.com.br, e-mail para al@aljardim.com.br ou telefones: (55 62) 9973-0237 e (55 62) 3941-3736.

Aviso importante - Pessoas que não foram certificadas pelo GTT não têm permissão de chamar de "Respiração Holotrópica” nenhum trabalho que realizam. O Grof Transpersonal Training é a única organização certificada de Respiração Holotrópica.

Público alvo

Graduados de nível superior, portadores de diplomas de cursos superiores plenos, em qualquer área do conhecimento.

Inscrição

Através de formulário de registro solicitado pelo interessado e do preenchimento de Formulário Médico para posterior análise.

Local de Realização

Pousada da Fazenda Sítio Velho - Areias - Serra da Bocaina, Vale Histórico, SP.br Fone: (55 12) 99771.6269br E-mail: contato@fazendasitiovelho.com.brbr Valor, forma de pagamento e mais informações: Mayara - mvjardim@gmail.com