Logo Grof

Módulos



O Renascimento da Pesquisa Psicodélica e a Metodologia Clínica de Stanislav Grof (com Eduardo Schenberg) (50 horas)


"O LSD é um catalisador ou amplificador de processos mentais. Se usado apropriadamente, ele pode se tornar algo como o microscópio ou telescópio da psiquiatria", Stanislav Grof em "LSD Psychotherapy" (1980). Pesquisas científicas fascinantes estão em andamento, redescobrindo o potencial médico dos psicodélicos – conhecidos há séculos por diversos povos que utilizam as Plantas dos Deuses – e revelando o efeito delas no cérebro humano.
Stan Grof foi um dos pioneiros nas pesquisas sobre os potenciais usos terapêuticos dessas substâncias e seu trabalho é amplamente reconhecido ainda hoje, quando sua metodologia clínica vem sendo utilizada nas modernas pesquisas com psicodélicos.
Nesse módulo serão abordados:
- Aspectos básicos de quais são os principais psicodélicos (plantas, moléculas, usos tradicionais e modernos);
- Aspectos históricos, incluindo quem foram os principais personagens da era dourada da psiquiatria e fundadores da ciência psicodélica, a proibição e sua interferência nas pesquisas científicas, quais são as instituições atualmente envolvidas no renascimento dessas pesquisas;
- Quais são os principais resultados das pesquisas atuais e como eles se relacionam com o que já havia sido descoberto;
- Psicologia do futuro, a metodologia clínica de Stan Grof e sua aplicação nas pesquisas modernas de terapias com psicodélicos, comparação da respiração holotrópica com as terapias com substâncias;
- Pesquisas psicodélicas no Brasil, MDMA no tratamento de estresse pós-traumático, ayahuasca e depressão e ibogaína para dependência química de estimulantes.