Logo Grof

Professores

Stanislav Grof, MD, PhD.

A carreira profissional de Stanislav Grof cobriu um período de mais de 50 anos em que seu principal interesse tem sido a investigação do potencial heurístico e terapêutico de estados não-ordinários de consciência. Isto incluiu inicialmente quatro anos de pesquisa de laboratório com psicodélicos - LSD, a psilocibina, a mescalina, e derivados de triptamina - (1956-1960) e quatorze anos de pesquisa de psicoterapia psicodélica.
Ele passou sete destes anos (1960-1967) como Investigador Principal do programa de pesquisa psicodélica no Instituto de Pesquisa Psiquiátrica em Praga, Tchecoslováquia.
Isto foi seguido de sete anos de pesquisa de psicoterapia psicodélica nos Estados Unidos.
Os dois primeiros desses anos, ele trabalhou como clínico e Research Fellow na Universidade Johns Hopkins e na Unitof Pesquisa do Hospital Estadual Spring Grove em Baltimore, MD. Os cinco anos seguintes, ele ocupou o cargo de Chefe de Pesquisa Psiquiátrica no Maryland Psychiatric Research Center.
Nesta função, ele dirigiu por vários anos o último projeto oficial sobrevivente de pesquisa de terapia psicodélica nos EUA.
De 1973 até 1987, ele foi Scholar-in-Residence no Instituto Esalen, em Big Sur, Califórnia, onde ele desenvolveu em conjunto com sua esposa Christina uma forma poderosa de auto-exploração e psicoterapia sem drogas que eles chamaram de Respiração Holotrópica. Eles têm utilizado este método nas oficinas e na formação profissional nas Américas do Norte e do Sul, Europa, Austrália e Ásia.
Eles também têm trabalhado com muitas pessoas passando por episódios espontâneos de estados não-ordinários de consciência, crises psicoespirituais ou "emergências espirituais".
Durante estes anos de pesquisa psicoterapêutica, Stan Grof fez as seguintes contribuições.

Contribuições

Desenvolveu a teoria e a prática da psicoterapia psicodélica assistida e as descreveu em seu livro LSD Psychotherapy, que tem sido até hoje o único tratado global sobre este assunto.
Publicou mais de 150 artigos e 20 livros que discutem as implicações teóricas e práticas de pesquisa moderna da consciência para a psiquiatria, psicologia e psicoterapia.
Criou uma nova cartografia ampliada da psique que inclui, além do nível biográfico-rememorativo e o inconsciente individual freudiano, dois níveis adicionais - o perinatal (relacionado ao trauma do nascimento) e o transpessoal (que inclui o ancestral, o racial, o coletivo, o filogenético, o cármico e as matrizes arquetípicas).
Desenvolveu, com sua esposa Christina, a Respiração Holotrópica (um método de psicoterapia que usa estados não-ordinários de consciência induzidos pela respiração mais rápida e profunda, música evocativa e trabalho corporal localizado), e o Grof Transpersonal Training, um extenso programa de treinamento para facilitadores de Respiração Holotrópica que certificou mais de 1000 profissionais em várias partes do mundo.
Formulou em conjunto com Abraham Maslow, Anthony Sutich, Sonya Margulies e Jim Fadiman os princípios básicos da psicologia transpessoal, uma disciplina que explora o espectro completo da experiência humana e tenta integrar a espiritualidade e o novo paradigma da ciência.
Por ocasião da sua conferência em Asilomar, CA, recebeu da Associação de Psicologia Transpessoal (ATP), comemorando o vigésimo quinto aniversário da sua existência, um prêmio especial por suas contribuições para o desenvolvimento deste campo.
A psicologia transpessoal tem tido um rápido crescimento desde a sua criação no final dos anos 60.
No momento, a psicologia transpessoal está sendo ensinada em várias universidades americanas e escolas credenciadas, tem duas revistas especiais, e simpósios em conferências profissionais.
As Associações de psicologia transpessoal também existem em muitos países do mundo.
Tentativa de fornecer uma base teórica sólida para a psicologia transpessoal, explorando em seus escritos a sua relação com vários avanços revolucionários de novas ciências paradigmáticas. Fundador e ex-presidente da Associação Transpessoal Internacional (ITA).
Organizou com sua esposa Christina nove grandes conferências internacionais desta associação em Boston, MA; Melbourne, Austrália; Bombaim, na Índia; Santa Rosa, CA; Eugene, OR; Atlanta, GA; Praga, Tchecoslováquia; e Manaus, Brasil.
Junto com sua esposa, Christina, eles foram convidados pela Metro'Goldwyn / Meyer como consultores especiais para o filme de ficção científica, Brainstorm, e mais tarde para o filme Millenium. Actualmente, Stan Grof está interessado em voltar a este trabalho em um projeto que iria usar o melhor dos efeitos especiais disponíveis hoje para retratar vários estados não-ordinários de consciência no contexto de filmes com orientação transpessoal.

Tav Sparks

Tav Sparks é professor, consultor e escritor, com mais de 25 anos de experiência trabalhando terapeuticamente com pessoas em estados não-ordinários de consciência. Desde 1986, Tav realizou centenas de treinamentos e workshops e apoiado milhares de pessoas em seu trabalho interior profundo.
Além de liderar os seus próprios eventos, desde 1990, ele tem co-liderado o Grof Transpersonal Training (GTT) , o único programa de formação que certifica as pessoas como praticantes da Respiração Holotrópica, trabalhando ao lado de Stanislav Grof, MD (co-criador, com Christina Grof da Respiração Holotrópica, e autor dos livros Psicologia do Futuro, o Jogo Cósmico, e Quando o impossível acontece).
Em 1998, Tav assumiu o GTT do Grof, e atualmente dirige e supervisiona uma rede de seminários e eventos em toda a Europa; Norte e América do Sul e Austrália.
Tav é o autor de três livros, um manual de treinamento, e uma série de CDs.
Seu mais recente livro, Movie Yoga: How Every Film Can Change Your Life, demonstra como assistir um filme pode ser uma prática espiritual profunda.
Stanislav Grof disse "Movie Yoga é um instrumento único que poderia transformar um dos mais populares entretenimentos de massa em uma aventura de auto-descoberta, auto-cura e transformação interna". A série de CDs de Tav abrange quatro temas que se relacionam com a Respiração Holotrópica: Primeiros Passos em sua Jornada Interior; Vício, Recuperação e Caminho Espiritual; um Método Moderno Espiritual, com lições práticas para a vida; e Histórias de Cura da Respiração Holotrópica.
Seu trabalho durante quatro anos em um ambiente de recuperação tradicional, e sua experiência das limitações do modelo atual de tratamento, foram a inspiração para o primeiro livro de Tav, o The Wide Open Door: The 12 Steps, Spiritual Tradition, and the New Psychology.
Neste texto inovador, ele foi pioneiro na abordagem do bem-estar para o vício e a recuperação. O Conferencista Internacional e autor Rokelle Lerner chama o livro de uma "síntese impressionante de psicologia, espiritualidade e Tradição dos Doze Passos" e "uma contribuição importante para o campo dos vícios."
Seu artigo de 1987 no Revision Journal, "Transpersonal Treatment of Addictions: Radical Return to Roots" clique aqui para ler o artigo, foi o precursor das tendências atualmente aceitas para tratamento.
Seu trabalho pioneiro com os viciados e outros em crise de transformação foi a base teórica e prática para Fires Creek Center, onde Tav e colegas proporcionaram um ambiente residencial, para quem procurou um apoio, um ambiente seguro para a sua auto-cura e as jornadas de recuperação.
Tav é também autor do manual de treinamento Doing Not Doing: A Facilitators Guide to Holotropic Breathwork. O seu livro de poesia Through Thunder: A Death Rebirth Journey, recebeu muitos elogios, e Tav, também, completou sete roteiros para filmes. Ele foi o coordenador do programa de três conferências da International Transpersonal Association (ITA) e atuou como membro do Conselho de Diretores da ITA.
Tav vive no norte da Califórnia e é pai de dois filhos, Ason e Bryn, e avô de três meninos. www.holotropic.com

Diane Haug

Diane Haug, MA, LPCC, é psicoterapeuta, membro sênior da equipe do Grof Transpersonal Training e vive no norte do Novo México, EUA.
Seu background inclui uma década de trabalho com adultos e crianças através de projetos que lidam com doença terminal, risco de vida, incluindo a Hanuman Foundation Dying Project, fundado por Ram Dass e Stephen Levine.
Tendo completado a primeira formação de três anos do Grof, Diane esteve envolvida com a psicologia transpessoal e a Respiração Holotrópica, desde 1986.
Ao longo dos últimos quinze anos, ela ajudou nas equipes de formação, em eventos nos EUA, Escandinávia, Rússia, América do Sul e Europa.
Ela terminou recentemente um processo de certificação de sete anos do Grof, na Argentina.
Dentro do treinamento do Grof, Diane desenvolveu módulos opcionais, incluindo "Xamanismo: Uma Exploração da Sabedoria Tradicional", "A Arte da Integração" e o da "Experiência psicodélica: promessas e perigos". Diane serviu no Conselho Consultivo da WASIWASKA: Centro de Investigação para o Estudo das Plantas Psicointegradoras, Arte Visionária e Consciência, em Florianópolis, Brasil.
É um membro adjunto do Corpo Docente do Southwestern College, em Santa Fe, Novo México, e Diretora Executiva da Ocamora Retreat Center, no nordeste do Novo México. www.ocamorra.org

Diana Medina

Diana Medina tem sido parte integrante da equipe do Grof Transpersonal Training desde 1999.
Líder sênior e professora de oficinas do GTT, Diana ensinou módulos e oficinas conduzidas de forma independente em Colorado, Novo México, Nova York e na Índia, bem como, trabalha em estreita colaboração com Stan Grof e Tav Sparks em módulos de formação nos EUA, Espanha, Irlanda, Inglaterra, América do Sul e México.
Diana começou sua jornada pessoal de respiração em 1993 e foi certificado em 1998.
Vive na montanha em altitude elevada, numa comunidade agrícola no sul do Colorado e foi nessa comunidade que cresceu rodeado por uma grande família profundamente enraizada na importância da natureza, da comunidade e da espiritualidade. Diana tem praticado medicina pediátrica, a especialidade que a família pratica há mais de 20 anos.
Recentemente ela começou a praticar a terapia craniossacral como um complemento para o seu interesse em práticas de cura holística. Quando não está trabalhando, Diana tem uma paixão pela dança africana, gasta o tempo na natureza e desfruta de sua família e amigos.
Diana diz: "É um grande prazer fazer parte da equipe do GTT e uma honra ser testemunha e apoiar as pessoas de todo o mundo em suas aventuras de auto-descoberta.
Que maravilha sentir-se tão profundamente sendo um membro da comunidade mundial." www.holotropic.com

Álvaro Jardim

É psicólogo e psicoterapeuta há mais de 39 anos, com larga experiência em terapia individual e de grupo. Sua prática inclui um vasto leque de modalidades, incluindo abordagens do bem-estar para a recuperação e emergência espiritual, psicologia transpessoal e Respiração Holotrópica. Especialista em Psicologia Budista Tibetana em Dharamsala, India, 1996.
Certificou-se pelo Grof Transpersonal Training em São Paulo, SP, Brasil, em 1997. Fez treinamento avançado nos EUA, em 1998.
Lidera, mensalmente, uma ou mais oficinas de Respiração Holotrópica, desde Setembro de 1997, tendo realizado oficinas em Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, São Borja e Goiânia. Junto com sua esposa Dora Jardim, ele é proprietário e diretor do programa de certificação do Grof Transpersonal Training Brasil.
Foi Membro do Conselho Diretor da Association for Holotropic Breathwork International. É Especialista em Valores Humanos e Transdisciplinaridade pela Universidade Salgado de Oliveira.
Lecionou no Centro de Ensino Unificado de Brasília como professor adjunto, como professor convidado na Universidade Salgado de Oliveira e na Universidade Católica de Goiás e é professor nos cursos do Centro Psicoterápico e Transpessoal e no Grof Transpersonal Training Brasil.
Desenvolveu o projeto, coordenou e foi um dos professores da Especialização em Psicologia Transpessoal Aplicada, à luz da teoria de Stanislav Grof, realizada pelo Centro Psicoterápico e Transpessoal, com a chancela da Universidade Católica de Goiás, de 2002 a 2004.
O artigo, Holotropic Breathwork in Brazil, por Álvaro Jardim e Carmen Maciel, foi publicada pelo “Inner Door”, e no livro Exploring Holotropic Breathwork, editado por Kylea Taylor, Hanford Mead Publishers, Inc., Santa Cruz, California, EUA.
Álvaro Jardim e Carmen Maciel intervistano Stanislav Grof, foi publicada pelo “Giornale Storico Del Centro Studi Di Psicologia e Letteratura”, Semestrale, Vol. 3, aprile 2007, Fascicolo 4, Psicologi (a) E Comunicazione, em Roma, Itália.
Álvaro e Dora Jardim, também foram pioneiros com um projeto extremamente bem sucedido com abordagens do bem-estar no Banco Nossa Caixa, para pessoas com Transtorno de Estresse PósTraumático e outros distúrbios emocionais e psicossomáticos, em 2007/2008, São Paulo, Brasil. É Diretor do Centro de Educação e Psicoterapia e Membro da Grof Foundation.

Dora Jardim

É psicóloga, psicoterapeuta, especialista em Psicodrama Triádico pela Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama – SOBRAP e Especialista em Psicologia Transpessoal Aplicada, à luz da Teoria de Stanislav Grof, Pós-Graduação Lato Sensu 2002, pelo Centro Psicoterápico e Transpessoal com a chancela da Universidade Católica de Goiás.
É certificada pelo Grof Transpersonal Training (facilitadora certificada em Respiração Holotrópica pelo GTT), em São Paulo, SP, março de 2008.
Dora é Professora da SOBRAP – Sociedade Brasileira de Psicodrama, Psicoterapia e Dinâmica de Grupo.
Trabalhou, com Álvaro Jardim, num projeto à luz da metodologia de Stanislav Grof, para o Banco Nossa Caixa e para o Banco do Brasil, com pessoas que apresentaram Estresse Pós-traumático e outros Distúrbios Emocionais e Psicossomáticos, em 2007/2008, São Paulo, Brasil.
É proprietária com Álvaro Jardim do programa de certificação do Grof Transpersonal Training Brasil e nele coordena e lidera módulos.
É Diretora do Centro de Educação e Psicoterapia e atende no local fazendo psicoterapia individual e de grupo para crianças, adolescentes e adultos.
Membro Profissional da SOBRAP – Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama.

Eduardo Schenberg, PhD.

Convidado especial para o módulo de Ciência Psicodélica, Eduardo Schenberg é neurocientista, com doutorado na USP e pós-doutorado na UNIFESP | Imperial College London.
Tem publicações científicas com ayahuasca, ibogaína e LSD.
Atualmente é diretor do Instituto Plantando Consciência, que está trazendo para o Brasil a pesquisa com MDMA no tratamento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático.
Facilitador da Respiração Holotrópica, Eduardo trará para este módulo um panorama das novas pesquisas que estão sendo realizadas ao redor do mundo com essas substâncias, sua relevância para abordagens terapêuticas em psiquiatria e para um entendimento mais amplo da consciência e da espiritualidade.
Eduardo já recebeu prêmios da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), da European Brain and Behavior Society (EBBS) e da International Brain Research Organization (IBRO).