Professores

Stanislav Grof, MD, PhD.

Stanislav Grof, M.D., é um psiquiatra com mais de 60 anos de experiência em pesquisa de estados holotrópicos de consciência, um grande e importante subgrupo de estados não ordinários que têm potencial curativo, transformador, heurístico e evolutivo. Na década de 1960, elo foi o principal pesquisador em um programa de pesquisa psicodélica no Instituto de Pesquisa Psiquiátrica em Praga, na então Tchecoslováquia. Ao emigrar para os Estados Unidos, ele foi chefe de pesquisa psiquiátrica no Maryland Psychiatric Research Center, professor assistente de psiquiatria na Universidade Johns Hopkins em Baltimore, MD, e acadêmico residente no Instituto Esalen em Big Sur, na Califórnia.

Atualmente, ele é professor de psicologia no California Institute of Integral Studies (CIIS) em São Francisco, conduz programas de treinamento profissional em respiração holotrópica e psicologia transpessoal, e dá palestras e seminários em todo o mundo. Ele é um dos fundadores e principais teóricos da psicologia transpessoal e presidente fundador da International Transpersonal Association (ITA). Em 2007, ele recebeu o prestigioso Prêmio Vision 97 pela Fundação Václav e Dagmar Havel em Praga, e, em 2010, ganhou o Prêmio Thomas R. Verny da Association for Pre- and Perinatal Psychology and Health (APPPAH) por suas contribuições fundamentais para esse campo. Em 2004, ele recebeu um Ph.D. honorário pelo World Buddhist University em Bangkok, e posteriormente pelo Institute of Transpersonal Psychology (ITP) e, em 2018, pelo California Institute of Integral Studies (CIIS).

Entre suas publicações estão mais de 150 artigos em periódicos profissionais e os livros Além do cérebro; LSD Psychotherapy; O jogo cósmico; Psicologia do futuro; The ultimate journey; Quando o impossível acontece; Cura profunda; Uma compreensão da arte à luz da pesquisa moderna da consciência; A tempestuosa busca do ser; Emergência espiritual; e Respiração Holotrópica (os três últimos com Christina Grof). Ele também foi convidado como consultor para efeitos especiais no filme de ficção científica da Metro Goldwyn Meyer, Brainstorm, e no filme de ficção científica Millennium, da 20th Century Fox.

Desde abril de 2016, Stan tem um casamento feliz com Brigitte Grof. Eles moram juntos na Alemanha e na Califórnia e viajam para mundos internos e externos, realizando seminários, treinamentos e oficinas de respiração holotrópica em todo o mundo.

Em agosto de 2019, foi publicado o trabalho de sua vida, a enciclopédia O caminho do psiconauta, e foi lançado o documentário sobre sua vida e obra O Caminho do Psiconauta – Stan Grof e a jornada da consciência.

Em abril de 2020, ele lançou, junto com sua esposa Brigitte, seu novo treinamento para trabalhar com os estados holotrópicos de consciência: o Grof® Legacy Training internacional (www.grof-legacy-training.com). Seu site é www.stanislavgrof.com.

 

Richard Tarnas, PhD.

Richard Tarnas, Ph.D., é o diretor fundador do programa de pós-graduação em Filosofia, Cosmologia e Consciência do CIIS. Ele ministra cursos de história cultural, estudos arquetípicos, psicologia profunda, filosofia e evolução religiosa.

Por dez anos ele viveu e trabalhou no Instituto Esalen em Big Sur, Califórnia, onde estudou com Stanislav Grof, Joseph Campbell, Gregory Bateson, Huston Smith e James Hillman, e mais tarde foi Diretor de Programas e Educação do Instituto Esalen. Ele recebeu seu Ph.D. do Instituto Saybrook, em 1976, com uma dissertação sobre psicoterapia com LSD, psicanálise e transformação espiritual. Ele se formou na Universidade Harvard com distinções acadêmicas (A.B. cum laude) em 1972 e no Saybrook Institute (Ph.D.) em 1976.

Ele é o autor do livro A epopeia do pensamento ocidental, uma história da visão de mundo ocidental do da Grécia antiga à era pós-moderna, amplamente utilizado em diversas universidades. Seu segundo livro, Cosmos and Psyche: Intimations of a New World View, recebeu o Prêmio de Livro do Ano da Scientific and Medical Network e serviu de base para o documentário Changing of the Gods.

Ele é ex-presidente da Associação Transpessoal Internacional e serviu no Conselho de Governadores do Instituto C.G. Jung de São Francisco. Seu site é www.CosmosandPsyche.com.

 

Brigitte Grof

Brigitte Grof é psicóloga, psicoterapeuta licenciada e artista com mais de 30 anos de experiência em respiração hlotrópica e estados holotrópicos de consciência. Em 1986 ela foi treinada no Instituto Esalen, na Califórnia, e certificada no primeiro grupo de treinamento nos Estados Unidos e Suíça. Desde o início do Grof Transpersonal Training (GTT), ela ensina os módulos nos Estados Unidos, na França e na Alemanha (com o Dr. Sylvester Walch) e liderou um grupo de treinamento de respiração holotrópica por três anos com o Dr. Ingo Jahrsetz. Desde 2004, desenvolveu e ensina seu próprio método de terapia individual combinando a respiração com trabalho corporal baseado nos princípios holotrópicos. Atualmente, trabalha em consultório particular em Wiesbaden, Alemanha, e oferece oficinas e retiros de respiração holotrópica.

Sua obra de arte é inspirada em suas próprias experiências de estados não ordinários de consciência e na arte xamânica das culturas nativas. Em 2017, seu livro The True King“, um conto de fadas espiritual, contendo narrativa e ilustrações, foi publicado em inglês.

Desde abril de 2016, Stan e Brigitte estão em um casamento feliz; eles vivem juntos na Alemanha e na Califórnia e viajam para os mundos internos e externos. Nos últimos anos, eles conduziram oficinas de respiração holotrópica em diversos países, como: China, Chile, Equador, Argentina, Peru, Estados Unidos, Suécia, França, Suíça e no Instituto Esalen, na Califórnia. Em aaio de 2020, Stan e Brigitte lançaram seu novo treinamento deles para o trabalho com estados holotrópicos de consciência, o treinamento internacional GROF® LEGACY TRAINING. www.brigittegrof.com

 

Paul Grof, M.D.

Paul Grof, M.D., é um psiquiatra pesquisador, clínico e administrador canadense. O Dr. Grof está envolvido em atividades transpessoais desde 1962. Desde 1990, praticou e utilizou a Respiração Holotrópica com grupos de meditadores e residentes psiquiátricos e com clientes que sofriam de depressões graves e de distúrbios bipolares. Ele publicou as observações relevantes na literatura e em um vídeo.

Paul Grof também usa psicodélicos no tratamento de transtornos do humor e participou do desenvolvimento de recomendações sobre o seu uso apropriado para tratamento, avanço espiritual e crescimento pessoal. Anteriormente, ele também ensinou psicologia da música no Conservatório de Música de Praga e trabalhou como músico profissional.

O Dr. Grof colaborou em inúmeras iniciativas clínicas e de pesquisa internacionais na área de transtornos do humor. Ele realizou um acompanhamento de cinco décadas de clientes com transtornos bipolares e suas famílias. Por sua pesquisa, ele recebeu vários prêmios internacionais nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa, em particular por seu papel na demonstração dos efeitos estabilizadores do lítio nos transtornos bipolares.

Além de seu trabalho terapêutico e de pesquisa na América do Norte e na Europa, ele trabalhou no Instituto Nacional de Saúde Mental, nos Estados Unidos, e na Organização Mundial de Saúde, em Genebra (1985-2000), onde presidiu o Comitê de Substâncias Psicotrópicas. De 1988 a 2005, ele foi inicialmente diretor clínico do Royal Ottawa Hospital e, mais tarde, diretor de pesquisa de transtornos do humor.

Atualmente, Paul Grof é professor de psiquiatria na Universidade de Toronto e diretor do Ottawa Mood Disorders Centre. Ele está envolvido ativamente no ensino do uso apropriado de psicodélicos para tratamento e crescimento pessoal. Ele participa do site mdco.ca e possui um canal no YouTube. É autor e coautor de 506 publicações e três livros. www.mdco.ca

 

Diane Haug

Diane Haug, M.A., LPCC.

Diane Haug é uma terapeuta licenciada que vive no norte rural do Novo México, nos Estados Unidos. Sua formação inclui uma década de trabalho com adultos e crianças que lidam com doenças terminais. Diane participou do primeiro treinamento de três anos dos Grof, e está envolvida com psicologia transpessoal e respiração holotrópica desde 1986. Como membro sênior da equipe do Grof Transpersonal Training, ela ensinou módulos internacionalmente (América do Sul, Escandinávia, Rússia, Ucrânia, República Theca, Eslovênia, México e China) e nos Estados Unidos. Diane desenvolveu módulos opcionais de treinamento para o GTT, incluindo “Xamanismo: uma exploração da sabedoria tradicional”; “A arte da integração”; “Viver com a morte”; “O mundo interior: o Livro Vermelho de Jung” (com Monika Wikman, Ph.D.); e “A experiência psicodélica: promessas e perigos”.

Diane mantém um forte interesse no uso da respiração holotrópica em uma ampla variedade de contextos, incluindo ativismo social e ambiental, liderança de mulheres, comunidade espiritual intencional, educação transformacional e igualdade e reconciliação de gênero.

Diane esteve recentemente em colaborações criativas com outros professores e ativistas, incluindo a analista junguiana Monika Wikman, Ph.D. (Pregnant Darkness); Kylea Taylor (The Ethics of Caring); Will Keepin e Cynthia Brix (Divine Duality: The Power of Reconciliation Between Men and Women); e Nina Simons (Nature, Culture and the Sacred). Até sua morte em 2019, Diane havia experimentado uma longa amizade e colaboração profissional com o psicólogo transpessoal, Ralph Metzner, Ph.D. Em 2019, ela participou do workshop de respiração rolotrópica realizado no Instituto Esalen com Stanislav e Brigitte Grof.

Diane é professora adjunta e mentora do Centro de Terapias e Pesquisas Psicodélicas (CPTR) do Instituto de Estudos Integrais da Califórnia (São Francisco, CA); Southwestern College (Santa Fé, Novo México); e a Academia pelo Amor de Aprender (Santa Fe, Novo México). Ela também atuou na equipe dos programas de treinamento em terapia assistida por MDMA para TEPT da MAPS em março e abril de 2017.

No lado pessoal, Diane desfruta de uma vida na natureza no norte rural do Novo México há mais de 25 anos. Ela é diretora-executiva de um pequeno centro de retiro sazonal no nordeste do Novo México, próximo a Santa Fé, onde mantém uma casa com seu parceiro, Robert, e na companhia de animais.

 

Álvaro da Veiga Jardim Júnior (Álvaro Jardim)

É psicólogo (CRP/09 – 34) e psicoterapeuta há mais de 45 anos, com larga experiência em terapia individual e de grupo. Sua prática inclui um vasto leque de modalidades, incluindo abordagens do bem-estar para a recuperação e emergência espiritual, psicologia transpessoal e Respiração Holotrópica.

Lecionou no Centro de Ensino Unificado de Brasília como professor adjunto, como professor convidado na Universidade Salgado de Oliveira e na Universidade Católica de Goiás e é professor nos cursos do Centro Psicoterápico e Transpessoal.

É Especialista em Psicologia Budista Tibetana em Dharamsala, India, 1996 e Especialista em Valores Humanos e Transdiciplinaridade pela Universidade Salgado de Oliveira, 2001.

Certificou no  Grof  Transpersonal Training em Estados Não Ordinários de Consciência e como facilitador em Respiração Holotrópica em 1997, São Paulo, SP, Brasil. Concluiu o Advanced Training em  Paulden, Arizona, EUA, em 1998. Liderou com Carmen Maciel o programa de certificação do Grof Transpersonal Training no Brasil, de fevereiro de 1999 até o final de 2000 e retornou em 2007 seguindo até abril de 2020 como Diretor no Brasil, em parceria com Dora Jardim. Trabalha, desde 1997, realizando oficinas de Respiração Holotrópica em muitos lugares do Brasil, nos EUA e em Portugal.

Desenvolveu projeto pioneiro, coordenou e foi um dos professores da Pós-graduação Lato Sensu no Brasil, a Especialização em Psicologia Transpessoal Aplicada, à luz da teoria de Stanislav Grof, realizado pelo Centro Psicoterápico e Transpessoal, com a chancela da Universidade Católica de Goiás, de 2002 a 2004.

Álvaro e Dora Jardim foram pioneiros com um projeto que utilizou a Respiração Holotrópica como principal prática para tratar 291 funcionários do Banco Nossa Caixa com Transtorno de Estresse Pós-Traumático e outros transtornos emocionais e psicossomáticos, em São Paulo, SP, Brasil, em 2007/2008.

Em 2016, participou do MDMA Training da Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies (MAPS), Módulo A (online), Módulo B (Teórico) em Hermosa Beach, Califórnia, e Módulo de Experiência Pessoal em Boulder, Colorado, EUA.

Em 2018-2019, foi Terapeuta de Psicoterapia Assistida por MDMA para tratamento de Transtorno de Estresse Pós-traumático, Fase 2, em estudo aprovado pela ANVISA e CONEP, uma parceria entre o Instituto Plantando Consciência e a Multidisciplinary Association for Psichedelic Studies, no Centro de Educação e Psicoterapia, em Goiânia, GO, do qual é Diretor e Psicólogo Clínico.

Em abril de 2020, Álvaro Jardim foi autorizado como um membro do GROF® LEGACY TRAINING para iniciar o GROF® LEGACY TRAINING Brasil.

Artigo científico – 3,4-methylenedioxymethamphetamine (MDMA)-assisted psychotherapy for victims of sexual abuse with severe post-traumatic stress disorder: an open label pilot study in Brazil – by Alvaro V. Jardim, Dora V. Jardim, Bruno Rasmussen Chaves, Matheus Steglich, Marcela Ot’alora G., Michael C. Mithoefer, Dartiu X. da Silveira, Luís F. Tófoli, Sidarta Ribeiro, Rebecca Matthews, Rick Doblin, Eduardo E. Schenberg.

 

Maria Auxiliadora Coletta da Veiga Jardim (Dora Jardim)

É psicóloga (CRP/09 – 418), psicoterapeuta, especialista em Psicodrama Triádico pela Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama – SOBRAP, da qual foi Professora.

É especialista em Psicologia Transpessoal Aplicada, à luz da Teoria de Stanislav Grof, Pós-graduação Lato Sensu 2002, pelo Centro Psicoterápico e Transpessoal com a chancela da Universidade Católica de Goiás.

Foi certificada em Estados Não Ordinários de Consciência e como facilitadora certificada em Respiração Holotrópica pelo Grof Transpersonal Training (GTT), em São Paulo, SP, março de 2008. Ensinou e liderou módulos, com Álvaro Jardim, no programa de certificação do Grof Transpersonal Training Brasil, desde 2010 até março de 2020.

Trabalhou, com Álvaro Jardim, em um projeto pioneiro que utilizou a Respiração Holotrópica como principal prática para tratar 291 funcionários do Banco Nossa Caixa com Transtorno de Estresse Pós-Traumático e outros transtornos emocionais e psicossomáticos, em São Paulo, SP, Brasil, em 2007/2008.

Em 2016, participou do MDMA Training na Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies (MAPS), Módulo A (online), Módulo B (Teórico) em Hermosa Beach, Califórnia, e Módulo de Experiência Pessoal em Boulder, Colorado, EUA.

Em 2018-2019, foi Terapeuta de Psicoterapia Assistida por MDMA para tratamento de Transtorno de Estresse Pós-traumático, Fase 2, em estudo aprovado pela ANVISA e CONEP, uma parceria entre o Instituto Plantando Consciência e a Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies, no Centro de Educação e Psicoterapia, em Goiânia, GO, do qual é Diretora e Psicóloga Clínica.

Em abril de 2020, Dora Jardim foi autorizada como membro do GROF® LEGACY TRAINING para iniciar o GROF® LEGACY TRAINING Brasil.

Artigo científico – 3,4-methylenedioxymethamphetamine (MDMA)-assisted psychotherapy for victims of sexual abuse with severe post-traumatic stress disorder: an open label pilot study in Brazil – by Alvaro V. Jardim, Dora V. Jardim, Bruno Rasmussen Chaves, Matheus Steglich, Marcela Ot’alora G., Michael C. Mithoefer, Dartiu X. da Silveira, Luís F. Tófoli, Sidarta Ribeiro, Rebecca Matthews, Rick Doblin, Eduardo E. Schenberg.

pt_BR