Projeto de Parceria com a UCG

1 – IDENTIFICAÇÃO

1. Instituição: Centro de Educação e Psicoterapia (CEP) e Universidade Católica de Goiás (UCG).
2. Curso: Especialização em Psicologia Transpessoal Aplicada 2002.
3. Grande Área e Área do Conhecimento: Psicologia.
4. Unidades Responsáveis: Centro de Educação e Psicoterapia (CEP) e Universidade Católica de Goiás (UCG).

Assinaturas:

CEP

UCG

5. Coordenador de Curso do CEP: Álvaro da Veiga Jardim Júnior – Especialista e Avançado em Psicologia Transpessoal e Respiração HolotrópicaTM, através do Grof Transpersonal Training e Especialista em Valores Humanos e Transdiciplinaridade (Pós-Graduação Lato Sensu), através da Universidade Salgado de Oliveira.

Assinatura:

Álvaro da Veiga Jardim Júnior

2 – CARACTERIZAÇÃO DO CURSO:

2.1. Período de Realização: Início – Novembro de 2002; e Término – Abril de 2004.
2.2. Carga Horária: Trezentas e setenta e cinco (375) horas.
2.3. Tipo: Especialização (Resolução 1/2001- CNE/CES).
2.4. Modalidade: Modular; e Tempo Parcial.
2.5. Iniciativa: Interinstitucional.
2.6. Número de Vagas: Mínimo de 35 vagas e máximo de 45 vagas.
2.6. 1. Bolsas: Uma (01) bolsa fornecida pela UCG.
2.7. Dias e Horários de Funcionamento: Sexta-feira (15:00/19:00h
20:00/22:00h) – Sábado (8:30h/12:30h – 14:00h/18:00h – 19:00h/22:00h) – Domingo (8:00/12:00h – 13:00/17:00h) – um final de semana por mês (25 horas), durante 16 meses, excluindo o mês de Janeiro de 2003 e de 2004, terminando em Abril de 2004.

3 – OBJETIVOS E NECESSIDADE DO CURSO:

3.1 – Justificativas / Objetivos do Curso:

– Contribuir para a compreensão da natureza da consciência e da psique humana;

– Vivenciar, estudar e integrar os conteúdos advindos do modelo de Cartografia da Mente da Pesquisa Moderna da Consciência;

– Vivenciar técnicas terapêuticas eficazes para auxiliar a percepção e a compreensão do novo paradigma, dos contextos, das mudanças de valores e integração de realidades;

– Conscientizar profissionais para lidar com o indivíduo em sua totalidade de ser;

– Possibilitar uma visão integrada de mundo, um pensar, sentir e agir coerentes, buscando a integração das várias dimensões da consciência humana;

– Discutir e analisar as diversas especificidades de aplicação de referencial da
Psicologia Transpessoal em outras áreas do conhecimento humano;

– Desenvolver e aprofundar, na área dos conhecimentos teóricos e práticos da
Psicologia Transpessoal e sua aplicabilidade;

– Produzir conhecimento sobre as diferentes dimensões dos processos de integração.

3.2 – Necessidade / Importância do Curso para IES, Região e Área do Conhecimento:
A necessidade deste curso se faz presente através da frequente procura de profissionais da área de Psicologia e demais áreas solicitando informações sobre a Psicologia Transpessoal e sua aplicabilidade. Existe um muito pequeno número de profissionais capacitados e qualificados, aptos a esclarecer e atuar através da aplicação de conceitos atualizados de Psicologia Transpessoal, dentro de uma visão que utilize o vínculo permanente entre conhecimento e ação, resgatando as responsabilidades individuais, sociais e ambientais da atuação no mundo. Assim sendo, e admitindo a importância e necessidade de uma práxis dialética do processo educativo, voltado para o crescimento do profissional, através da ampliação da abrangência da percepção dos contextos para melhor lidar com eles e integrá-los em uma realidade que permita um pensar, sentir e agir coerentes, o Centro de Educação e Psicoterapia em parceria com a Universidade Católica de Goiás estruturou este curso pra propiciar nova demanda de profissional.

4 – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO:

4.1 – Processo seletivo:
a) Inscrição para Seleção: Período: até 10/09/2002.
Requisitos: Graduação de nível superior, portadores de diplomas de cursos superiores plenos, em qualquer área do conhecimento.
b) Seleção: Período: 11/09 a 10/11/2002. Forma adotada: Entrevistas e Curriculum Vitae.
c) Matrícula: Período: 11/09 a 20 de Novembro de 2002. d) Início do Curso: 22 de Novembro de 2002.
e) Término do Curso: 04 de Abril de 2004.

4.2 – Processo de Avaliação do Desempenho do Aluno no Curso: Seminários, resenhas, projetos e monografias.

4.3 Estrutura Curricular do Curso
Ordem Especificação Carga Horária
Crédito Horas/ Aula*
Simples Especial
1 Síntese da Teoria de Stanislav Grof 25
2 Paradigmas Científicos 50
3 Noções de Psicologia Analítica 34
4 Potencial Heurístico e Curativo dos Estados Não-Comuns de Consciência 25
5 Cartografia da Psique Humana 25
6 Arquitetura das Desordens Emocionais e Psicossomáticas 25
7 Vivências Terapêuticas 96
8 Emergência Espiritual 25
9 Ecologia Profunda 36
10 A Morte e o Morrer 14
11 Atividades Orientadas 20
Total 375
* Horas/Aula com duração unitária de 60′ (60 minutos)

 

5 – DADOS RELATIVOS AO CORPO DOCENTE:

– N° total de docentes que ministrarão o curso: 08 (oito).

– Nº de docentes pertencentes ao quadro permanente da IES que oferece o curso: 06 (seis).

– N° de docentes externos à IES que oferecem o curso: 02 (dois). Titulação:

– N° de Especialistas: 05 (cinco).

– N° de Mestres: 01 (um).

– N° de Doutores: 02 (dois).
 

6 – EMENTA E BIBLIOGRAFIA DAS DISCIPLINAS:

CRONOGRAMA DAS DISCIPLINAS E CORPO DOCENTE
Disciplinas Nº de Horas Início Mês/Ano Término Mês/Ano Nome do Professor Título Ph.D./ DR. MS. Esp. IES a que está Vinculado Pertence ao quadro permanente da IES que oferece o curso
Sim Não
Síntese da Teoria de Stanislav Grof 25 11/2002 11/2002 Stanislav Grof MD e Ph.D
Paradigmas e Metodologia Científica 50 12/2002 02/2003 Carmen Maciel MS.
Noções de Psicologia Analítica 34 03/2003 04/2003 Gessília Padilha Esp.
Potencial Curativo e Heurístico dos Estados Não – Ordinários de Consciência 25 05/2003 05/2003 Álvaro V Jardim Esp.
Cartografia da Psique Humana 25 06/2003 06/2003 Carmen Maciel MS.
Arquitetura das Desordens Emocionais e Psicossomáticas 25 07/2003 08/2003 Marlene Sergi Esp.
Vivências Terapêuticas 96 05/2003 03/2004 Álvaro V. Jardim Esp.
Atividades Orientadas 20 09/2003 09/2003 Cirlena Procópio Esp.
Emergência Espiritual 25 10/2003 11/2003 Vera Casali Esp.
Ecologia Profunda 36 12/2003 02/2004 Lais Mourão Ph.D.
A Morte e o Morrer 14 03/2004 03/2004 Sonia Augusto Esp.
Apresentação de Trabalho Final 04/2004 04/2004
375 11/2002 04/2004

 
6.1. SÍNTESE DA TEORIA DE STANISLAV GROF

6.1.1 – Conteúdo Programático:
Potencial Curativo e Heurístico dos Estados Não Ordinários de Consciência; Cartografia da Psique Humana: Domínios Biográfico, Perinatal e Transpessoal; Arquitetura dos Transtornos Emocionais e Psicossomáticos; Emergência Espiritual: Compreensão e Tratamento das Crises de Transformação; Novas Perspectivas de Psicoterapia  e Auto-exploração; Espiritualidade e Religião; A Experiência da Morte e do Morrer: Perspectivas Psicológicas, Filosóficas e Espirituais; O Jogo Cósmico: Exploração dos Alcances Mais Remotos da Consciência Humana.
6.1.2 – Bibliografia Indicada:
01. GROF, S. Psicologia do Futuro. RJ: Editora Heresis, 2000.
02. __ O Jogo Cósmico. SP: Editora Atheneu, 1999.
03. __  Além do Cérebro. SP: Editora McGraw-Hill, 1987.
04. __ Realms of the Human Unconscious. New York: Viking Press, 1975.
05. __ Emergência Espiritual: Crise e Transformação. (com Grof, C.) SP: Cultrix, 1989.
06. __ A Tempestuosa Busca do Ser. (com Grof, C.) SP: Cultrix, 1991.
07. GROF, S. & HALIFAX, J. The Human Encounter with Death. New York: E. P. Dutton, 1977.
08. La Evolución de la Conciencia. (e outros, editado por Grof, S.) Barcelona: Kairós, 1993.

6.2. PARADIGMAS CIENTÍFICOS

6.2.1 – Conteúdo Programático:
A Natureza da Realidade: Filosofia da Ciência e o Papel dos Paradigmas; Ciência Mecanicista e o Paradigma Newtoniano-Cartesiano; Filosofia Perene e a Visão Mística da Realidade; Desafios Conceptuais de uma Moderna Pesquisa da Consciência – Novo Paradigma; Nova Compreensão da Realidade, da Existência e da Natureza Humana; A Abordagem Holonômica.
6.2.2 – Bibliografia Indicada:
01. BATESON, G. Natureza e Espírito. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987.
02. CAPRA, F. O Tao da Física. SP: Cultrix, 1983.
03. __ O Ponto de Mutação. SP: Cultrix, 1986.
04. __ Sabedoria Incomum. SP: Cultrix, 1995.
05. __ A Teia da Vida. SP: Cultrix, 1999.
06. DEMO, P. Metodologia Científica em Ciências Sociais. SP: Atlas, 1995.
07. FERGUSON, M. A Conspiração Aquariana. SP: Record, 1980.
08. FOUREZ, G. A Construção das Ciências: Introdução à Filosofia e à Ética das Ciências. SP: Unesp, 1995.
09. GROF, S. Psicologia do Futuro. RJ: Editora Heresis, 2000.
10. __ O Jogo Cósmico. SP: Editora Atheneu, 1999.
11. __  Além do Cérebro. SP: Editora McGraw-Hill, 1987.
12. La Evolución de la Conciencia. (e outros, editado por Grof, S.) Barcelona: Kairós, 1993.
13. HUXLEY, A. A Filosofia Perene. SP: Cultrix, 1991.
14. SALOMON, D. V. Como Fazer uma Monografia. SP: Martins Fontes, 1999.
15. SHELDRAKE, R. O Renascimento da Natureza. SP: Cultrix, 1993.
16. TARNAS, R. A Epopéia do Pensamento Ocidental. RJ: Bertrand Brasil, 2001.
17. TOBEN, B., WOLF, F. A. Espaço, Tempo e Além. SP: Cultrix., 1988.
18. TRUNGPA, C. Além do Materialismo Espiritual. SP: Cultrix, 1986.
19. WALSH, R. N. e VAUGHAN, F. Além do Ego. SP: Cultrix, 1995.
20. WILBER, K. O Projeto Atman. SP: Cultrix, 1999.
21. __ O Olho do Espírito. SP: Cultrix, 2001.

6.3. POTENCIAL HEURÍSTICO E CURATIVO DOS ESTADOS NÃO ORDINÁRIOS DE CONSCIÊNCIA

6.3.1. Conteúdo Programático:
Potencial Heurístico e Curativo dos Estados Incomuns de Consciência: Estados Incomuns de Consciência; Estados Holotrópicos de Consciência (EHC); EHC na História da Humanidade; EHC na História da Psiquiatria; Implicações da Moderna Pesquisa de Consciência para a Psiquiatria.
6.3.2. Bibliografia Indicada:
01. CASTANEDA, C. A Erva do Diabo. SP: Record, 1973.
02. ELIADE, M. O Xamanismo. SP: Martins Fontes, 1998.
03. __ O Sagrado e o Profano. Lisboa: Ed. Livros do Brasil, 1956.
04. __ O Mito do Eterno Retorno. Lisboa: Ed 70. 1985.
05. FREUD, S. & BREUER, J. Studies in Hysteria. New York: Nervous and Mental Diseases Publication Company, 1936.
06. GROF, S. Psicologia do Futuro. RJ: Editora Heresis, 2000.
07. __ A Aventura da Autodescoberta. SP: Summus Editorial, 1997.
08. __ LSD Psychotherapy. USA: MAPS, 2001.
09. __ A Tempestuosa Busca do Ser. (com Grof, C.) SP: Cultrix, 1991.
10. HARNER, M. O Caminho do Xamã. SP: Cultrix, 1985.
11. TENDAM, H. Cura Profunda. SP: Summus, 1997.
12. TULKU, T. Gestos de Equilíbrio. SP: Pensamento, 1999.
13. __ A Expansão da Mente. SP: Cultrix, 1987.
14. VAUGHAN, F. Novas Dimensões da Cura Espiritual. SP: Cultrix, 1992.
15. WASSON, R. G., HOFMANN, A., & RUCK, C. A. P. The Road to Eleusis. New York: Harcourt, Brace Jovanovich, 1978.

6.4. NOÇÕES DE PSICOLOGIA ANALÍTICA

6.4.1. Conteúdo Programático:
O Inconsciente Coletivo; os Arquétipos; a Persona; a Máscara; a Sombra; o Self; a Inflação do Ego; o Processo de Individuação; o Processo Alquímico; a Sincronicidade; A Função do Símbolo; o Mito; a Crença e os Valores; Vivências através de Técnicas Expressivas Junguianas.
6.4.2. Bibliografia Indicada:
01. ABRAMS, J. O Reencontro da Criança Interior. SP: Cultrix, 1994.
02. ABRAMS, J. & ZWEIG, C. Ao Encontro da Sombra. SP: Cultrix, 1994.
03. CAMPBELL, J. O Herói de Mil Faces. SP: Cultrix, 1988.
04. __ Para Viver os Mitos. SP: Cultrix, 1997.
05. __ O Poder do Mito. SP: Palas Athena, 1990.
06. CHEVALIER, J. & GHEERBRANT, A. Dicionário de Símbolos. SP: José Olympio Ed., 1996.
07. EDINGER, E. F. Anatomia da Psique. SP: Cultrix, 1990.
08. __  Ego e Arquétipo. SP: Cultrix, 1989.
09. JOHNSON, R. A. A Chave do Reino Interior. SP: Mercuryo, 1989.
10. JUNG, C. G. O Homem e seus Símbolos. RJ: Nova Fronteira, 1977.
11. __ Memórias, Sonhos e Reflexões. RJ: Nova Fronteira, 1975.
12. __ Obras Completas. RJ: Vozes, 1981.
13. KRIPPNER, S. Decifrando a Linguagem dos Sonhos. SP: Cultrix, 1994.
14. SANFORD, J. A. Mal – O Lado Sombrio da Realidade. SP: Ed. Paulinas, 1988.
15. SILVEIRA, N. Imagens do Inconsciente. RJ: Alhambra –Tipo Editor, 1981.

6.5. CARTOGRAFIA DA PSIQUE HUMANA

6.5.1. Conteúdo Programático:
Biografia Pós-Natal; o Inconsciente Individual e a Barreira Sensorial; Sistemas de Experiências Condensadas (Sistemas COEX); O Nível Perinatal do Inconsciente: Matrizes Perinatais Básicas; O Domínio Transpessoal da Psique: Experiências Transpessoais.
6.5.2. Bibliografia Indicada:
01. GROF, S. Psicologia do Futuro. RJ: Editora Heresis, 2000.
02. __ A Aventura da Autodescoberta. SP: Summus Editorial, 1997.
03. __ A Mente Holotrópica. (com Bennett, H.Z.) RJ: Ed. Rocco, 1992.
04. __ Realms of the Human Unconscious. USA: Souvenir Press, 1979.

6.6. A ARQUITETURA DAS DESORDENS EMOCIONAIS E PSICOSSOMÁTICAS

6.6.1 Conteúdo Programático:
Arquitetura das Desordens Emocionais e Psicossomáticas: Ansiedades e Fobias; Histeria de Conversão; Neurose Obsessiva Compulsiva; Depressão, Mania e Comportamento Suicida; Alcoolismo e Drogadição; Desordens e Desvios Sexuais; Manifestações Psicossomáticas de Desordens Emocionais; Psicoses Infantis Autistas e Simbióticas, Personalidades Narcisistas e Estados de Personalidade Fronteiriça (Borderline); A Psicodinâmica dos Estados Psicóticos Adultos.
6.6.2. Bibliografia Indicada:
01. ALEXANDER, F. Medicina Psicossomática. SP: Ed Artmed, 1950.
02. DYCHTWALD, K. Corpomente. SP: Summus, 1984.
03. FENICHEL, O. Teoria Psicanalítica das Neuroses. SP: Ed Atheneu.
04. FREUD, S. Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade. SP: Imago.
05. __ Além do Princípio do Prazer. SP: Imago.
06. __ O Mal-estar na Civilização. SP: Imago.
07. __ Esboço de Psicanálise. SP: Imago.
08. FREUD, S. & BREUER, J. Studies in Hysteria. New York: Nervous and Mental Diseases Publication Company, 1936.
09. GROF, S. Psicologia do Futuro. RJ: Editora Heresis, 2000.
10. __ Além do Cérebro. SP: Editora McGraw-Hill, 1987.
11. KAPLAN, H. S. & KAPLAN, H. I. Conceitos Atuais de Medicina Psicossomática. Em: Compêndio de Psiquiatria. SP: Ed Artmed.
12. RANK, O. The Trauma of Birth. New York: Harcourt Brace, 1929.
13. REICH, W. Análise do Caráter. SP: Martins Fontes, 1972.
14. __ A Função do Orgasmo. SP: Ed Brasiliense, 1975.

6.7. EMERGÊNCIA ESPIRITUAL (EE)

6.7.1. Conteúdo Programático:
Desencadeadores de EE; Diagnóstico de EE; Variedades de EE; Compreensão e
Tratamento de EE.
6.7.2. Bibliografia Indicada:
01. GROF, S. Psicologia do Futuro. RJ: Editora Heresis, 2000.
02. __ A Tempestuosa Busca do Ser. (com Grof, C.) SP: Cultrix, 1991.
03. __ Emergência Espiritual. (com Grof, C.) SP: Cultrix, 1992.
04. JAMES, W. As Variedades da Experiência Religiosa. SP: Cultrix, 1991.
05. MONROE, R. A. Viagens Fora do Corpo. SP: Record.
06. __ Viagens Além do Universo. SP: Record.
07. __ A Última Jornada. SP: Record/Nova Era.
08. MUKTANANDA, S. Kundalini – The Secret of Life. USA: SYDA Foundation, 1994.
09. SANNELLA, L. The Kundalini Experience. Lowerlake, CA: Integral Publishing. 1987.
10. SPARKS, T. The Wide Open Door. Minnesota, USA: Hazelden, 1993.
11. STEVENSON, I. Vinte Casos Sugestivos de Reencarnação. SP: Ed Difusora cultural, 1970.

6.8. A MORTE E O MORRER

6.8.1. Conteúdo Programático:
A Morte e o Morrer: A Experiência da Morte e do Morrer – Perspectivas Filosóficas, Psicológicas e Espirituais; A Tanatologia – Experiências e Observações; Implicações Individuais e Sociais da Pesquisa da Morte e do Morrer; Exploração dos Alcances Mais Remotos da Consciência Humana; Evolução da Consciência e Sobrevivência Humana – Perspectiva Transpessoal da Crise Global; Espiritualidade e Religião.
6.8.2. Bibliografia Indicada:
01. BECKER, E. A Negação da Morte. RJ: Nova Fronteira, 1976.
02. EVANS-WENTZ, W. Y. O Livro Tibetano dos Mortos. SP: Pensamento, 1985.
03. GROF, C. Sede de Plenitude. RJ: Rocco, 1996.
04. GROF, S. Psicologia do Futuro. RJ: Editora Heresis, 2000.
05. __ Books of the Dead. London: Thames and Hudson, 1994.
06. __ Beyond Death. (com Grof, C.) London: Thames and Hudson, 1990.
07. __ O Jogo Cósmico. SP: Editora Atheneu, 1999.
08. __  Além do Cérebro. SP: Editora McGraw-Hill, 1987.
09. __ A Tempestuosa Busca do Ser. (com Grof, C.) SP: Cultrix, 1991.
10. GROF, S. & HALIFAX, J. The Human Encounter with Death. New York: E. P. Dutton, 1977.
11. KUBLER-ROSS, E. Sobre a Morte e o Morrer. SP: Martins Fontes, 1981.
12. __ Morte – Estágio Final da Evolução. RJ: Record, 1977.
13. __ AIDS – O Desafio Final. SP: Ed Best Seller, 1988.
14. MOODY Jr., R. A. Vida Depois da Vida. SP: Edibolso, 1977.

6.9. VIVÊNCIAS TERAPÊUTICAS

6.9.1 Conteúdo Programático:
Respiração Holotrópica; Vivência com Trabalho Corporal; Nutrindo o Contato Físico; Outras Modalidades de Vivências (Vivências de Integração); Vivências de Dinâmica de Grupo.
6.9.2. Bibliografia Indicada:
01. ALEXANDER, F. Medicina Psicossomática. SP: Ed Artmed, 1950.
02. ASSAGIOLI, R. Psicossíntese. SP: Cultrix, 1982.
03. DYCHTWALD, K. Corpomente. SP: Summus, 1984.
04. FENICHEL, O. Teoria Psicanalítica das Neuroses. SP: Ed Atheneu.
05. FREUD, S. Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade. SP: Imago.
06. __ Além do Princípio do Prazer. SP: Imago.
07. __ O Mal-estar na Civilização. SP: Imago.
08. __ Esboço de Psicanálise. SP: Imago.
09. FREUD, S. & BREUER, J. Studies in Hysteria. New York: Nervous and Mental Diseases Publication Company, 1936.
10. GROF, S. Psicologia do Futuro. RJ: Editora Heresis, 2000.
11. __ Além do Cérebro. SP: Editora McGraw-Hill, 1987.
12. __ A Aventura da Autodescoberta. SP: Summus Editorial, 1997.
13. __ LSD Psychotherapy. USA: MAPS, 2001.
14. KAPLAN, H. S. & KAPLAN, H. I. Conceitos Atuais de Medicina Psicossomática. Em: Compêndio de Psiquiatria. SP: Ed Artmed.
15. LAING, R. D. A Política da Família. Lisboa: Portugália Editora, 1971.
16. __ O Eu Dividido. RJ: Vozes, 1973.
17. __ A Política de Experiência e a Ave do Paraíso. RJ: Vozes, 1974.
18. __ O Eu e os Outros. RJ: Vozes, 1974.
19. LAING, R. D., COOPER, D. G. Razão e Violência. RJ: Vozes, 1976.
20. LOWEN, A. A Espiritualidade do Corpo. SP: Cultrix, 1993.
21. RANK, O. The Trauma of Birth. New York: Harcourt Brace, 1929.
22. REICH, W. Análise do Caráter. SP: Martins Fontes, 1972.
23. __ A Função do Orgasmo. SP: Ed Brasiliense, 1975.
24. SCHUTZ, W. C. O Prazer. RJ: Imago, 1974.
25. SOUZA FILHO, C. C. Introdução à Psicologia Tibetana. RJ: Vozes, 1982.
26. TAYLOR, K. The Breathwork Experience. CA, USA: Hanford Mead Publishers, 1994.
27. __ The Ethics of Caring. CA, USA: Hanford Mead Publishers, 1995.
28. TENDAM, H. Cura Profunda. SP: Summus, 1997.
29. TUCCI, G. Teoria e Prática da Mandala. SP: Pensamento, 1984.
30. WALSH, R. N. e VAUGHAN, F. Além do Ego. SP: Cultrix, 1995.

6.10. ECOLOGIA PROFUNDA

6.10.1. Conteúdo Programático:
Crise ambiental e insustentabilidade do modelo mecanicista tecnocrático. O olhar da complexidade: transdisciplinaridade e a visão integrada do universo físico, biológico e humano. Ecologia e Educação, mudança de paradigmas e ética planetária: ecologia, etologia ecofilosofia, ecoética. Arne Naess e o paradigma da Ecologia Profunda: uma visão ecocêntrica. As noções de natureza humana e de cultura humana: enraizamento biofísico e evolução sociocultural. Os ecossistemas como referência paradigmática. A alquimia do emocional humano: intersubjetividade e legitimidade do outro. A re-ligação do humano e o sentido do sagrado: superar a separatividade. Pertencimento e participação mística: uma visão antropológica da experiência xamânica. O desenvolvimento da sabedoria ecológica: conhecimento científico e percepção direta, afetiva e intuitiva da relação do homo sapiens com todas as formas de vida. O discurso mítico como ponto de reordenamento da relação de pertencimento. A co-evolução criativa: complexificação e atualização de potenciais. O valor intrínseco da vida: uma relação sujeito-sujeito, experiência profunda de ser parte da comunidade biótica.
6.10.2. Bibliografia Indicada:
01. BACHELARD, Gaston – A Terra e os Devaneios da Vontade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
02. __ A Psicanálise do Fogo. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
03. __ A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
04. __ A Água e os Sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
05. BOFF, Leonardo – Saber Cuidar. Ética do Humano – Compaixão pela Terra. Petrópolis: Vozes, 2000.
06. __ Ethos Mundial. Um consenso mínimo entre os humanos. Brasília: Letraviva, 2000.
07. CAMPBELL, J. – Todos os Nomes da Deusa. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997.
08. __ O Herói de Mil Faces. São Paulo: Cultrix, 1993.
09. __ O Vôo do Pássaro Selvagem. Ensaios sobre a universalidade dos mitos. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997.
10. CARVALHO, José J. de – Os melhores poemas de Amor de todos os tempos. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
11. CATUNDA, Marta – O Canto de Céu Aberto e de Mata Fechada. Cuiabá: EdUFMT, 1994.
12. DALAI LAMA, S. S. – Uma Ética para o Novo Milênio. Rio de Janeiro: Sextante, 200.
13. DOWNING, C. (org.) – Espelhos do Self. São Paulo: Cultrix, 1994.
14. DRENGSON, A. & Inoue, Y. – The Deep Ecology Movement. An Introductory Anthology. California, Berkeley: North Atlantic Books, 1995.
15. ELIADE, Mircea – Mefistófiles e o Andrógino. Comportamentos religiosos e valores espirituais não-europeus. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
16. __ O Sagrado e o Profano. A essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
17. __ Ferreiros e Alquimistas. Lisboa: Relógio d’Água, 1987.
18. __ Mito do Eterno Retorno. São Paulo: Mercuryo, 1992.
19. FARIA, Antonio Augusto da C. – Encontros Fortuitos. Reflexões sobre a natureza. São Paulo: SENAC, 2002.
20. GOLEMAN, Daniel – Emoções que Curam. Conversas com o Dalai Lama sobre mente alerta, emoções e saúde. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
21. HELLER, Agnes – O Cotidiano e a História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
22. JUNG, Carl G. – O Espírito na Arte e na Ciência. Petrópolis: Vozes, 1987.
23. LACHANCE, Albert – Espiritualidade Verde. Doze lições sobre Espiritualidade Ecológica. São Paulo: Gaia, 1996.
24. MARCINIAK, Barbara – Terra. Chaves Pleiadianas para a Biblioteca Viva. São Paulo: Ground, 1997.
25. MARTINI, Antonio (et al.) – O Humano, lugar do sagrado. São Paulo: Olho d’Água, 1996.
26. MATURANA, Humberto – A Ontologia da Realidade. Belo Horizonte: EdUFMG, 2002.
27. MORIN, Edgar – O Método 5. A humanidade da humanidade: a identidade humana. Porto Alegre: Sulina, 2002.
28. MOURÃO, Lais – O Futuro Ancestral. Tradição e revolução científica no pensamento de C. G. Jung. Brasília: EdUnB, 1997.
29. OLIVEIRA, Roberto Cardoso – Razão e Afetividade. O pensamento de Lucien Lévy- Bruhl. Campinas: UNICAMP, 1991.
30. SAGAN, Carl – Bilhões e Bilhões. Reflexões sobre vida e morte na virada do milênio. São Paulo: Cia das Letras, 1998.
31. SHELDRAKE, Rupert – O Renascimento da Natureza. São Paulo: Cultrix,1993.
32. SWIMME, Brian – O Universo é um Dragão Verde. São Paulo: Cultrix, 1991.
33. TULKU, Tartang – A Expansão da Mente. São Paulo: Cultrix, 1988.
34. __ Reflexões sobre a Mente. O encontro da psicologia ocidental com o budismo tibetano. São Paulo: Cultrix, 1990.
35. UNGER, Nancy M. – O Encantamento do Humano. Ecologia e espiritualidade. São
Paulo: Loyola, 1991.
36. WEBER, Renée – Diálogos com Cientistas e Sábios. São Paulo: Cultrix, 1991.

6. 11. ATIVIDADES ORIENTADAS

6.11. 1. Conteúdo Programático: O Método Científico.
A Pesquisa: Noções Gerais; Conceito de Pesquisa; Tipos de Pesquisa; Projeto de Pesquisa. Como Proceder a Investigação: Escolha do Assunto; Formulação de Problemas; Estudos Exploratórios; Coleta, Análise e Interpretação de Dados. Estrutura de Trabalho: Elaboração do Projeto;  Laboratório de Orientação.
6. 11. 2. Bibliografia Indicada:
1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas ABNT sobre documentação. Rio de Janeiro, [20_ _ ].
2. BIANCHETTI, Lucídio. MACHADO, Ana Maria Netto. (orgs.). A Bússola do escrever : desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2002.
3. COSTA, Sérgio Francisco. Método científico: os caminhos da investigação.São Paulo: HARBRA, 2001.
4. DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciência sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas. 1989.
5. DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Pesquisa empírica em ciências humanas. São Paulo: Futura, 2001.
6. FERNANDES, José, Técnicas de estudo e pesquisa. 3ª edição. Goiânia: Kelps, 2001.
7. GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.
8. GONZÁLES, Rey, Fernando Luis. Pesquisa qualitativa em psicologia : caminhos e desafios. Tradução de Marcel Aristides Ferrada Silva. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
9. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
10. MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2000.
11. RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.
12. SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia: elementos de metodologia de trabalhos científicos. Belo Horizonte: Interlivros, 1974.
13. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
14. SILVA, Marcos Antonio da. Normas para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos na UCG: modalidades, formação e referências. Goiânia : Ed. da UCG, 2002.
15. THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
16. TRIVINOS, Augusto Nivaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo : Atlas, 1997.
17. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos. Curitiba: Ed. da UFPR, 2001. (Normas para apresentação de documentos científicos, v. 2).

7 – METODOLOGIA DE ENSINO (Descrição e Justificativas)

Esta Especialização tem caráter integrador e globalizante, refletindo:

– os vários campos do saber humano e das experiências culturais, enfocando a responsabilidade individual no contexto societário local e global;

– uma pedagogia de formação e aprimoramento na prática dos paradigmas emergentes, referenciadas em valores humanos;

– uma abordagem transdisciplinar e transcultural;

– uma metodologia práxis – teórica e vivencial construindo vínculos entre ciência e ética e enfatizando a ação profissional comprometida com o bem estar da sociedade;

– um exercício de autoreflexão crítica e de integração das dimensões racional, lógica, criativa, intuitiva, emocional, afetiva e espiritual.

O curso será ministrado através de 16 encontros, de aproximadamente 25 horas cada, sendo um final de semana por mês, perfazendo um total de 375 horas, com início em Novembro de 2002 e término em Abril de 2004.

Os recursos e procedimentos didáticos de sensibilização utilizados são variados, integrando aulas expositivas e interativas, teóricas e vivenciais, com orientação de elaboração de resenhas, monografia, projetos, estudos dirigidos e trabalhos teóricos.

8 – RECURSOS FÍSICOS E MATERIAIS (descrever)

a) Instalações (salas de aula, laboratórios, etc.): Serro Park Hotel (em regime de imersão, exclusivo para os encontros).
b) Biblioteca (acervo bibliográfico): Universidade Católica de Goiás.
c) Recursos de Informática: Universidade Católica de Goiás.
d) Reprografia: Comercializado aos alunos.

9 – ASPECTOS FINANCEIROS

9.1. Previsão de Despesas – a cargo do Centro de Educação e Psicoterapia.
a) Passagens de Professores Convidados: a cargo do Centro de Educação e Psicoterapia;
b) Diárias de Professores Convidados: a cargo do Centro de Educação e Psicoterapia;
c) Remuneração das Horas-aula: a cargo do Centro de Educação e Psicoterapia;
e) Outras Despesas: a cargo do Centro de Educação e Psicoterapia;
f) Bolsas Manutenção (alunos residentes fora da sede do curso): não haverá.

AVALIAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DO CURSO

A avaliação, utilizada pelo Centro de Educação e Psicoterapia, obedeceu alguns critérios para seleção, após a inscrição do aluno no Curso de Pós Graduação em Psicologia Transpessoal Aplicada 2002, com a finalidade de proceder à matrícula.
Inicialmente, cada aluno apresentou o seu currículo, preencheu um formulário médico e um formulário de requerimento, exigidos por se tratar de um curso teórico e vivencial. Em seguida, passou por uma entrevista individual com o coordenador Álvaro da Veiga Jardim, que procedeu a avaliação, através do critério de análise dos procedimentos efetivados.
Aos selecionados houve o cuidado de propor que se submetessem à psicoterapia, durante o transcurso da especialização.

AVALIAÇÃO FINAL DO CURSO

Os participantes poderão escolher entre duas opções, para realizarem os seus trabalhos, a serem avaliados, com a finalidade de obterem o Certificado de Conclusão do curso:
a) Monografia: título; resumo; introdução; estado arte do trabalho; desenvolvimento;
metodologia; resultados e conclusão;
b) Projeto: título; resumo; introdução; estado arte do trabalho; desenvolvimento;
metodologia; resultados; conclusão e cronograma temporal/econômico.
Os trabalhos para avaliação poderão ser apresentados em duplas ou individualmente.

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